validador.com.br -->

Viação Mogi Guaçu (Mogi Guaçu/SP)
30 VSI-100 instalad
os
Leblon Transporte(Mauá/SP)
45 VSI-100 instalados
Viação Limeirense (Limeira/SP)
95 VSI-100 instalados


1.0 Apresentação da Empresa

  • A Passo atua a 21 anos no mercado de automação. Está sediado em Canoas – RS, foi certificada no sistema de qualidade  ISO-9000  e recebeu diversos  prêmios pela qualidade de seus produtos.  A empresa atua em diversos segmentos com uma linha própria de equipamentos totalmente desenvolvidos com tecnologia própria.
  • Entre os principais da empresa, destacam-se os Microterminais, Terminais de Ponto Eletrônico, Terminais de Consulta, Catracas Eletrônicas, Terminais Automáticos para Estacionamento e Validadores para sistemas de bilhetagem Eletrônica..
  • No segmento de automação de transporte Urbano, a Passo é uma das pioneiras do mercado, tendo implantado sua primeira solução em 1995.
  • A Passo atua em todo mercado nacional e América latina possuindo uma ampla estrutura de distribuição, revenda e assistência técnica dos produtos que fabrica.

 

2.0 Considerações Iniciais

As modernas empresas prestadoras de serviços de transporte de passageiros (urbana, interestadual e  de fretamento )  buscam hoje soluções de automação que atendam aos seguintes quesitos:
  • Controle efetivo sobre as receitas financeiras da empresa
  • Minimização da evasão financeira através do  controle de uso indevido de passagens subsidiadas (estudantes e gratuidades)
  • Gestão de tráfego otimizando itinerários e melhorando as soluções de mobilidade Urbana
  • Atendimento de requisitos técnicos impostos pelo poder público, tais como, rastreamento de frota através de GPS e  integração temporal entre linhas
  • Melhoria das condições de segurança dos equipamentos, funcionários e usuários do sistema, através da implantação de cartões eletrônicos  que minimizam a circulação de dinheiro e, instalação de  câmeras de vigilância (CFTV)
  • Compatibilidade com sistemas de infraestrutura de TI atualizados com o que há de mais avançado em soluções de programação, bancos de dados e infraestrutura de rede.
  • Interfaces de operação simples e acessíveis aos operadores internos e a todos os demais usuários do sistema, proporcionando acesso via WEB, por exemplo,para cadastramento, compra  e recarga de passagens, consultas de itinerários, etc
  • Custo baixo de implantação e manutenção do sistema, capacidade de adaptação à novas exigências e rapidez  no tempo de resposta de novas soluções.

3.0 Apresentação do VSI-100

O VSI-100 é um Validador Eletrônico de Carteiras de identificação de passageiros e de armazenamento de créditos eletrônicos de passagens. É idela para automação de sistemas de  transporte de passageiros, tanto para empresas de transporte urbano como para as de fretamento. É um equipamento programável, capaz de ser adaptado às particularidades de cada aplicação.

O VSI foi desenvolvido para operar de forma embarcada (no interior do veículo), mas também pode operar em estações de embarque de passageiros. Sua principal função é a de controlar/fiscalizar a utilização de carteiras de identificação de usuários e/ou recebimento de passegens. Pode operar de forma automática, sem operador (cobradores).
É um equipamento eletrônico que emprega avançados recursos de armazenamento, coleta de dados e comunicação.
Embora o VSI possua uma programação básica que define seu modo de operação, pode ser adaptado para situações específicas de cada aplicação.

Para descarregar os dados armazenados, o equipamento dispõe de uma porta serial para conexão com coletores ou microcomputadores portáteis. Opcionalmente, pode ser fornecido com um módulo de rádio, para comunicação sem fio, o que garante grande agilidade e confiabilidade ao sistema.
O Validador pode operar interligado a um bloqueio mecânico (catraca), e outros dispositivos (por exemplo, barreira de fotocélulas).

Para sinalização externa, o VSI possui um visor de cristal líquido com iluminação própria e capacidade de apresentar mensagens de caracteres alfanuméricos com até 2 linhas de 16 colunas. E também, dois sinaleiros (tipo “cluster”), um vermelho e outro verde, para visualização rápida da situação Liberado/Bloqueado.

De acordo com as necessidades de cada aplicação pode ser configurado para operar com diversos tipos de tecnologia para leitura e identificação de usuários, tais como:

  • Cartões com Código de Barras
  • Cartões com Tarja Magnética
  • Cartões Indutivos
  • Cartões com leitura por aproximação
  • Cartões Samrt Card (com ou sem contato)
  • Cartões Mifare 
  • Soluções Biométricas
O VSI-100 pode operar com mais de um tipo de leitor simultâneamente,permitindo compor soluções mais econômicas e adequadas a cada tipo de usuário do sistema.

Dentre as muitas configurações possíveis, a mais atual e versátil é a que combina em uma única solução, o Validador com o sistema de CFTV (câmeras  de segurança).
Esta integração agrega muitas vantagens à ambas as soluções por que permite o compartilhamento de  recursos comuns , como por exemplo, a tecnologia de transferência de arquivos via WIFI e controle e rastreamento através de geoposicionamento (GPS).

Sistema integrado


4.0  Outros Periféricos

A Passo disponibiliza também outros periféricos necessário a complementação das aplicações de Validadores

 

4.1 Terminal de Consulta de Créditos para cartões “Smart Card”

O Terminal de consulta de créditos é um terminal de auto-atendimento para ser instalado em pontos estratégicos, como estações de embarque, para que os usuários do sistema possam consultar seu saldo de créditos nos cartões, antes de embarcar nos veículos.
O Terminal de consulta, é um teminal autônomo, como o terminal TR-100, e necessita apenas de energia elétrica para seu funcionamento. Pode ser equipado com leitor de cartões “smart card” com ou sem contato.


Terminal de Consulta

4.2 Terminal de Recarga de Créditos para cartões “Smart Card

O Microterminal TR-100 é um terminal versátil que pode operar de forma autônoma ou interligado a um equipamento servidor.
Sua aplicação mais frequente em Bilhetagem eletrônica é como terminal de carga de créditos em cartões do tipo “smart card” com ou sem contato.Opcionalmente, pode ser produzido com modem interno e também pode estar conectado a uma impressora de cupom.
Este recurso de recarga de créditos pode ser utilizado para viabilizar um terminal de venda de baixo custo para equipar pequenos pontos para comercialização de passagens. Ou, também pode ser instalado em empresas para transferência de créditos de cartões corporativos para cartões de usuários (Passe Trabalhador).

gg


Terminais de Recarga


5.0  Outras Aplicações

O VSI foi concebido como solução para automação de sistemas de bilhetagem eletrônica empregados em transporte urbano de passageiros. No entanto, o produto pode ser utilizado em diversas outras aplicações, conforme descritas a seguir:
  • Fretamento para   transporte de funcionários de empresas: Muitas empresas optam pela contratação de empresas de fretamento de ônibus para transportar seus funcionários, como alternativa ao sistema de transporte público. Mesmo neste caso, estas empresas podem descontar do salário dos funcionários, o equivalente ao valor do Vale Transporte, conforme regulamentado na CLT. No entanto, para que façam este desconto, é preciso que as empresas saibam quais os funcionários que utilizam o serviço, já que é bastante comum, funcionários fraudarem o sistema, dizendo que não utilizam o serviço para que não terem que pagar por ele. O Validador pode ser configurado para leitura dos crachás de identificação dos usuários. Estes registros são coletados e enviados para a empresa para realização do acerto de cobrança.
  • Registro de Ponto Eletrônico: A nova legislação de Ponto Eletrônico, prevê que sempre que houver acordo, documentado no dissídio da categoria dos trabalhadores, poderá ser utilizado outros equipamentos eletrônicos para controle de ponto dos funcionários, como alternativa ao REP que é o produto obrigatório regulamentado pelo MTE. Muitas categorias de profissionais trabalham em locais  variáveis, o que exige transporte frequente. O validador pode estar embarcado nos veículos que atendem ao deslocamento destes funcionários e assim ser a opção mais conveniente para o registro do ponto dos funcionários, a partir de seu crachá funcional. Assim evita-se o uso de  controles manuais ou inadequados.
  • Controle Eletrônico de Acesso: O VSI-100 pode ser configurado para leitura de ingressos de vários tipos e tecnologias. Assim, sempre que necessário fazer o controle de acesso na porta de acesso de um veículo, o validador é a solução recomendada, porque além de validar o ingresso,  pode também liberar uma catraca (bloqueio físico).
Solicitação de Contato Comercial
 
copyright© Passo Automação, 2003 - Todos os direitos reservados