O SIA é um Sistema Integrado para gerenciamento do Acesso de pessoas e veículos á áreas restritas. Para realizar esta operação com segurança e eficiência, o SIA opera em conjunto com equipamentos, fabricados pela Passo, que possuem a capacidade de controlar Portas, Catracas e Cancelas.


Para que serve o SIA:

- Administrar e cadastrar usuários em uma base de dados, classificando-os por tipos (funcionários, visitantes, terceirizadores, etc) e perfis de acesso.
- Gerenciar o acesso destes usuários a áreas controladas por terminais automáticos (Microterminais, catracas e terminais de auto Atendimento).
- Emitir, ou vincular credenciais (cartões, crachás ou ingressos) aos usuários, em caráter provisório ou permanente, para leitura nos terminais de controle de acesso.
- Fornecer informações gerenciais que permitam rastrear usuários e seus respectivos acessos nas áreas controladas.

Através de operações simples, que permitem cadastrar os usuários no sistema, podem ser configurados diversos Perfis de acesso, adequados as diversas escalas de horários e níveis hierárquicos.

Estes usuários, de posse de crachás que os identificam no SIA, terão então acesso às áreas controladas, desde que atendam aos Perfis de Acesso associados.

Os Perfis de Acesso definem dias da semana e faixas de horários em que o acesso é permitido. Um mesmo Perfil de Acesso pode ser utilizado por diversos Usuários. Assim como, um usuário pode dispor de diversos Perfis de Acesso.

De forma geral, os Perfis de Acesso estão associados individualmente a cada área controlada. Por exemplo, pode-se criar um Perfil de Acesso para os funcionários da área de Desenvolvimento, com os horários de acesso adequados à jornada de trabalho ( EX. 8:00h ás 19:00h). Porém, para esta mesma área, poderá ser criado outro perfil para Supervisores, Diretores ou Vigias Noturnos, com horários próprios e exclusivos para cada um destes usuários.

Para simplificar a operação do SIA, o sistema possui mais um nível de configuração, chamado Tipo de Usuário, que nada mais é que o agrupamento de vários Perfis de Acesso.

Assim, podem ser criados diversos Tipos de Usuários, adequados às jornadas e cargos dos seus usuários. Resumindo, para cada usuário do sistema, estará associado um Tipo de Usuário, reunindo os vários Perfis de Acesso de cada área controlada. Como exemplo, podemos criar um Tipo de Usuário para os Funcionários da Fábrica, que possuem um Perfil de Acesso à área da Fábrica, conforme suas jornadas de trabalho, e outro Perfil de Acesso para o Refeitório, de acordo com seu turno de Almoço. Já, para os membros da Diretoria da empresa, serão criados tantos Perfis de Acesso, quantas forem as áreas controladas, sem restrição de horário. De forma que este Tipo de usuário, terá acesso a todas as áreas controladas a qualquer tempo.

Não existem restrições quanto ao número de áreas controladas, Perfis de Acesso ou Tipos de Usuários. Poderão ser criados tantos quantos forem necessários.

O SIA possui ainda, Telas de Atendimento adequadas aos diversos tipos de usuários e aplicações do Sistema. Geralmente é utilizada uma única tela de atendimento, onde são cadastrados os usuários, Perfis de Acesso e Tipos de Usuários. Porém, podem existir outras telas para atendimento de usuários, com recursos específicos. Como por exemplo, para os usuários de estacionamentos, onde, eventualmente, há cobranças por tempo de uso, exigindo recursos de cálculo e controle de arrecadação, que não são necessários, em um balcão de atendimento de uma empresa.

O Diagrama a abaixo mostra o funcionamento do SIA:



O SIA é dividido em 3 módulos: Configurador, Operador e Terminal.

Plataforma de Desenvolvimento: Visual Basic
Hardware necessário: Pentium II, K6 ou superiores

Aplicações mais freqentes: Academias, Escolas, Empresas, Refeitórios, Condomínios, Prediais e
Condomínios Residenciais.

Módulo Configurador

Para realizar a configuração do acesso do local a ser instalado, efetuando-se o cadastramento de:

Empresas de Acesso;
Equipamentos utilizados;
Departamentos;
Tabelas: comunicação, feriados, tipos de usuários, perfil de acesso por departamentos;
Funcionários, visitantes e Terceiros.





Módulo Operador

Sua principal tela é a de Atendimento, informando todo o fluxo de acesso tanto de funcionários, visitantes e terceiros por empresa e departamentos, sendo responsabilidade do operador efetuar a:

Captura de Imagem do visitante e seu respectivo documento.
Inserção de dados do visitante (uma vez cadastrado fica armazenado no banco de dados para uma eventual nova visita)
Uma vez cadastrado o tipo de usuário, o sistema automaticamente informará as áreas permitidas para o perfil de acesso do mesmo
Captura de imagem do visitante, e de seu documento.



No Campo Movimentos, será informado:

Movimento Diário de Acesso, o SIA apresenta uma visualização do fluxo diário de entradas e saídas pela data do dia corrente.
Importação Off-line, o equipamento Passo permanece em funcionamento sem comunicação com o PC, no momento que restabelecer a comunicação, o sistema carregará todos os cartões que passaram pelo equipamento para uma tabela
Movimento mensal de acesso, com apresentação gráfica


Ainda no módulo Operador, o sistema emitirá os seguintes relatórios:

Perfil de Acesso;
Relação de Funcionários;
Funcionários admitidos/demitidos;
Visitantes e terceiros;
Perfil de Acesso por visitante;
Perfil de Acesso por funcionários;
Emissão de código de barras de usuários;
Relação de Auto-Atendimento não autenticado (com a utilização do Terminal de Auto-Atendimento da Passo para estacionamento)

Módulo Terminal

Este módulo ativa de forma on-line os equipamentos da Passo controlados pelo SIA





 

 
     
 
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